sábado, 27 de setembro de 2008

Posse ANG Brasil - Gestão 2008 2010

Florianópolis - Santa Catarina, 15 de julho de 2008

Posse ANG Brasil Gestão 2008 2010

Fala da Presidente Marília Celina Felício Fragoso - Gestão 2006 2008

Autoridades presentes, Senhoras, Senhores, Colegas da Diretoria que ora encerra seu mandato e da Diretoria que ora o assume.

Ao apresentarmos a Associação Nacional de Gerontologia do Brasil, devemos ressaltar que a mesma foi fundada em 18 de outubro de 1985, na cidade de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, onde se encontra atualmente sua sede.

A Associação Nacional de Gerontologia é uma organização de natureza técnico-científica, de âmbito nacional, constituída sob forma de associação de direito privado, (de fins não econômicos - terminologia de novo código), segundo termos do Artigo 53 do Código Civil Brasileiro.

Conforme Art.4º de seu Estatuto, a ANG-BRASIL tem por finalidade contribuir para a melhoria das condições de vida da população idosa brasileira e possui os seguintes objetivos:

I) defender a efetiva concretização da Política Nacional do Idoso, Estatuto do Idoso e demais legislações complementares, em âmbito Federal, Estadual e Municipal;

II) propor e apoiar a elaboração de sistema de monitoramento e avaliação da Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso nas questões referentes à gestão, controle e financiamento da Rede de atendimento;

III) promover a aproximação e intercâmbio entre especialistas e entidades voltadas ao estudo e à pesquisa dos conhecimentos relativos ao idoso, visando a produção de conhecimento;

IV) incentivar a criação e/ou reestruturação nos Estados de Associações Nacionais de Gerontologia;

V) promover a realização de congressos, seminários, reuniões, debates culturais e outros eventos de caráter técnico-científico nas áreas da gerontologia;

VII) propor e apoiar as ANG’s estaduais na capacitação de Recursos Humanos em todas as áreas da gerontologia;

VIII) propor medidas relativas à defesa dos direitos dos idosos, nas instâncias deliberativas e executivas da Política Nacional, Estadual e Municipal do Idoso;

IV) promover espaços que despertem o conhecimento na área da gerontologia nos níveis nacional e internacional, através de intercâmbio com entidades congêneres.

Tendo em vista que o processo de envelhecimento diz respeito à sociedade de modo geral, a busca por um envelhecimento saudável tem sido preocupação da ANG Brasil e das ANG´s Estaduais, ao longo dos anos.
Para tanto, a luta por melhores políticas sociais vem sendo destaque nas conquistas até então evidenciadas, quais sejam:
a Política Nacional do Idoso, o Estatuto do Idoso, as Deliberações da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, dentre outros.

Cabe ressaltar o papel de representação e apoio que a ANG exerce junto aos Conselho do Idoso de âmbito Nacional, Estadual e Municipal, bem como aos Conselhos de Assistência Social e aos fóruns que envolvam a política do idoso.

Para o alcance dos objetivos a que se propôs, a ANG promoveu:
- organização de Cursos de Especialização, que tem capacitado seus profissionais para uma melhor compreensão do processo de envelhecimento em seus aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população idosa brasileira. Conseqüentemente, tem contribuído para a ampliação do mercado de trabalho dos profissionais que nela são associados. A atuação dos profissionais vem sendo pautada numa reflexão crítica diante do modo como os governantes vem implementando sua política direcionada a essa população e identificando os avanços até então nela ocorridos.
As estatísticas comprovam que a faixa da terceira idade é a que mais cresce atualmente no mundo. Segundo a OMS, neste século, até 2025, nosso país será a sexta maior população de idosos. Hoje, dos 175,8 milhões de brasileiros, 8,8% são idosos, o que corresponde a 15,5 milhões de pessoas acima de 60 anos.
Por isso a ANG tem tido fundamental participação, contribuindo sistematicamente na definição de melhores estruturas sociais que atinjam o idoso, dentre elas:

- informação contínua do seu quadro de Associados, democratizando o conhecimento relativos à Gerontologia.
- proporcionando uma visão sobre a gestão das políticas públicas, almejando um bom desempenho para novos empreendimentos.
- congregação de interesses que conduzam para a continuidade de sua organização administrativa e financeira, adequando suas filiadas ao novo Código Civil. Há que se afirmar que o trabalho foi contínuo, o resultado final foi positivo e as ações da Diretoria, se pautaram às formas da lei.
A articulação entre ANG Brasil e ANG's Estaduais ficou mais fortalecida, visitas em alguns estados foram realizados.
Para garantir melhor atendimento ao objetivo da ANG Brasil, buscou-se, sempre que possível, dar visibilidade à sua marca junto a sociedade e aos profissionais de modo geral.

Ao intensificar a participação na formulação e implementação de políticas públicas e defesa da cidadania, a ANG esteve presente:
• Acompanhando a implantação e implementação da Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso junto aos Fóruns Regionais de Implementação da Política Nacional do Idoso, do Estatuto do Idoso e dos movimentos sociais do idoso.
• Estimulando a implantação dos Conselhos Estaduais e Municipais do Idoso, nos Estados e Municípios, onde ainda não há Conselho;
• Viabilizando formas de captar recursos;
• Articulando e mobilizando a sociedade civil na defesa dos direitos do idoso, junto ao Ministério Público dos Estados;
• Mantendo articulação com Entidades congêneres;
• Acompanhando e apoiando a concretização das recomendações da Iª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e participando da organização da 2ª;
• Promovendo e fomentando Cursos / treinamentos de recursos humanos na área de gerontologia, priorizando os Cursos de Cuidadores Formais e Informais de Idosos, o Programa de Capacitação em Orçamento, Financiamento e Elaboração de Projetos para Pessoas que atuam com Políticas Públicas na Área do Idoso e incentivando a implementação do Programa de Preparação para Aposentadoria.

Ao intensificar a articulação com organismos governamentais e não governamentais Nacionais e Internacionais buscou;
• Apoiar a Universidade Aberta para a Terceira Idade, em todos os Estados;
• Promover campanha de fortalecimento e valorização do Especialista em Gerontologia;
• Buscar novos parceiros para a Gerontologia, integrando com aos Conselhos de Categorias Profissionais;
• Cadastrar Cursos de Especialização e Mestrado em Gerontologia e estimular a criação dos mesmos.

A todos que corresponderam positivamente às propostas da ANG estarão credenciados para assumir a representação da mesma em seus estados.
Todos de modo geral sociedade, criança, jovem, adulto, em especial o segmento Idoso, serão beneficiados.
Tenho certeza de que se buscou influenciar positivamente na qualidade de vida do idoso brasileiro.

E a todos que contribuíram para que este momento pudesse acontecer nesta oportunidade,

Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação.
Conselho Estadual do Idoso;
Conselho Regional de Serviço Social;
LCC Litoral Contratos e Contabilidade;
SESC e Conselho Regional da Fecomércio;
Associação dos Conselhos de Categorias Profissionais;
Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República;
Conselho Nacional dos Direitos do Idoso e Secretária Executiva;
Associados Pessoas Físicas e Associados Pessoas Jurídicas, que além de integrarem nosso quadro, também nos apoiaram em nossas ações.
ANG’s Estaduais, Colegas de Diretoria, ANG Brasil 2006 / 2008 - Novos Desafios, em especial, àqueles mais próximos, que encontraram disposição para atender em seu horário de descanso, sua parcela de contribuição.

Ao finalizar, queremos agradecer à Associação APAS/FIESC que nos acolheram em sua sede;

Cumpre-me ainda o dever de agradecer e cumprimentar a cada um em particular.
Foi gratificante contar com a dedicação, trabalho e esforço de todos para o engrandecimento da ANG Brasil e das ANG’s Estaduais. Deus lhes pague!

Que esta Diretoria, ANG Brasil 2008 / 2010 - Novos Conhecimentos, que ora inicia seu mandato, possa enfrentar com coragem todos os desafios nesses dois anos de gestão!

Que possam colher, no decorrer de seu mandato, os frutos do trabalho e as alegrias do dever cumprido.

Boa sorte Vera Nicia e toda sua Diretoria! É chegada a Hora!!! Sucesso!!!

A todos meu Muito Obrigada! Um grande e carinhoso abraço!

Marília Celina Felício Fragoso
Presidente ANG Brasil Gestão 2006 2008

Nenhum comentário: