terça-feira, 16 de junho de 2009

2º Congresso Brasileiro de Gerontologia Social

Prezados Associados
Demais Senhores (as)

Cordiais Saudações!

Eis a 1ª chamada para o 2º Congresso Brasileiro de Gerontologia Social.
Encaminho para divulgação.

Grande abraço,


Vera Nicia Fortkamp de Araujo
Presidente da ANG Brasil
----------------------------------------


2º CONGRESSO BRASILEIRO DE GERONTOLOGIA SOCIAL


TEMA: ENVELHECIMENTO NA SOCIEDADE BRASILEIRA: REALIDADE E PERSPECTIVAS

DATA: 13 E 14 DE MAIO DE 2010


OBJETIVOS: POSSIBILITAR REFLEXÕES E DEBATES SOBRE A REALIDADE E AS PERSPECTIVAS DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NA SOCIEDADE BRASILEIRA;

PROPORCIONAR A APROXIMAÇÃO E O INTERCÂMBIO ENTRE OS AGENTES QUE SE OCUPAM DA POLÍTICA NACIONAL DA POPULAÇÃO IDOSA E A PARTICIPAÇÃO DO PRÓPRIO IDOSO, ELE MESMO COMO ELEMENTO ATIVO DESSA POLÍTICA.

JUSTIFICATIVA:

SENHORES ASSOCIADOS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE GERONTOLOGIA DO BRASIL-ANG Brasil- PROFISSIONAIS, ESTUDANTES, IDOSOS E DEMAIS INTERESSADOS NO TEMA “ENVELHECIMENTO NA SOCIEDADE BRASILEIRA: REALIDADE E PERSPECTIVAS.

A ANG Brasil, tem a honra de convidá-los para participar do 2º Congresso de Gerontologia Social que se realizará em 2010 em Florianópolis, Estado de Santa Catarina.

No momento atual somos constantemente impelidos a encarar os desafios, que em números e intensidade não são poucos, obrigando-nos a exercitar todos os meios disponíveis ao nosso alcance para vencê-los. Isso exige de nós coragem, tenacidade e perseverança. É isso que nos impulsiona à luta para tentar possibilitar às pessoas idosas que já se encontram e que tão logo ingressarão na faixa etária acima de 60 anos, condições adequadas que lhes garantam um bem- estar harmonioso e compatível com a plenitude da pessoa humana.

O aumento da expectativa de vida na realidade brasileira já é fato evidente, mas a política que se ocupa de dar garantias de boa qualidade de vida aos idosos ainda está longe de ter-se haver estendido a todos os que compõem a faixa da chamada idade avançada. Há que se criar novos modelos que se imponham e obriguem a observância dos preceitos transcritos nas leis que garantam tornar a vida da pessoa idosa mais amena nos seus mais variados aspectos.

Esta é a nossa pretensão. Aqui está o nosso recado elaborar a programação que ficará a cargo de um grupo devidamente qualificado que se pautará dentro dos princípios da ciência, da ética e dos direitos da pessoa idosa. Teremos o cuidado de selecionar palestrantes qualificados e comprometidos com o tema proposto pelo Congresso.

A organização do Congresso está sob a responsabilidade de Vera Nicia Fortkamp de Araujo, atual presidente da ANG Brasil.

Trabalhamos na concretização deste evento já desde o início do corrente ano e apontamos a cidade de Florianópolis atualmente sede da ANG Brasil para sediar o mesmo, visto que já tem sido palco de realização de eventos tanto oriundos do Brasil como de outros países por possuir infra – estrutura adequada, clima aprazível e que, além de oferecer condições para o bom desenvolvimento dos trabalhos, oferece ainda aos congressistas possibilidades de descanso e lazer. A ilha de Santa Catarina e seus arredores é sabido, constitui um pólo atraente na classificação do turismo nacional e internacional pelas suas belezas naturais, pela hospitalidade da sua gente, sua cultura pitoresca, razão porque recebeu a alcunha de “Ilha da Magia.”Previsto está a sua realização no Centro de Eventos da Universidade de Santa Catarina o qual oferece toda a infra estrutura que um Congresso dessa natureza exige.

Contamos com a presença do maior número possível de interessados na política social do idoso.

Informações serão dadas posteriormente com a Oceano Eventos.


Cordialmente,


Vera Nicia Fortkamp de Araujo

Presidente da ANG Brasil

3 comentários:

Unknown disse...

Por favor,
vcs poderiam me enviar um email que eu possa utilizar como contato direto com a ANG-Brasil,
estou muito interessada no evento acima.
Att.: eslen_sofia@hotmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clara Carvalho disse...

Necessito de melhores informações sobre o 2o. CBGS. Sou da Universidade Aberta da Terceira Idade - UnATI, da Univ. do Estado do Amazonas. Favor encaminhar para: crdi.unati@uea.edu.br

Att.: Clara Carvalho